Cerca de 1.000 motocicletas foram apreendidas pela Polícia Militar de Minas Gerais ( PMMG ) durante uma megaoperação contra os chamados ‘rolezinhos’, iniciada em 23 de dezembro.
Além das apreensões, a ação já resultou na prisão de 126 pessoas, autuação de 520 motoristas inabilitados, recuperação de nove motos roubadas e apreensão de drogas, munições e armas de fogo, segundo balanço parcial divulgado pela corporação.
A operação, que combina ações repressivas e preventivas, busca conter uma modalidade criminosa que põe em risco a segurança pública, além de provocar perturbação de sossego e transtornos urbanos.
Entre as estratégias adotadas estão o monitoramento de redes sociais pelo setor de inteligência e o uso de aeronaves para localizar aglomerações.
As atividades se concentram tanto em áreas urbanas quanto em rodovias estaduais e federais sob jurisdição da PMMG.
De acordo com a porta-voz da corporação, major Layla Brunnela, o foco não são os trabalhadores que dependem de motocicletas, mas aqueles que as utilizam para violar leis e cometer crimes.
No Natal, a operação mobilizou cerca de 400 policiais, 70 viaturas e 80 motociclistas adicionais, além de drones e aeronaves para monitoramento em tempo real.
Uma nova etapa da ação já está programada para a virada do ano.