A partir desta segunda-feira ( 12/05 ), a intervenção, conduzida pela Águas de Valadares, na rua Afonso Pena, no Centro de Governador Valadares, vai substituir 1.200 metros de rede de amianto por tubos de PVC, mais resistentes e duráveis.
A decisão de intervir na via não é por acaso: só no último ano, foram registrados 40 vazamentos de água e 38 rompimentos de ramais no local.

Cada conserto comprometeu o abastecimento de pelo menos 20 bairros da cidade.
A obra vai do cruzamento com a Rua Belo Horizonte, no Centro, até a Rua José Rodrigues Ferreira, no bairro São Geraldo, e deve durar cerca de 120 dias.
Serão trocados também ao menos 150 ramais.
A execução ocorrerá de segunda a sábado, das 7h às 17h, quarteirão por quarteirão. Agentes de trânsito orientarão motoristas e pedestres.
Durante a obra, o estacionamento será proibido no trecho em obras e o acesso às garagens ficará temporariamente limitado.
Mas a concessionária promete que, ao fim de cada dia, as valas serão aterradas para garantir o acesso dos moradores.
Caminhões-pipa serão usados para reduzir a poeira, e equipamentos mais silenciosos devem ser priorizados.

Além da troca das redes, a Prefeitura vai aproveitar o momento para realizar obras de drenagem na via, evitando futuras intervenções no mesmo trecho.
Por causa do impacto no comércio, reuniões vêm sendo realizadas entre a Prefeitura, entidades empresariais e a própria concessionária para minimizar os transtornos.
Segundo a Águas de Valadares, a obra vai aumentar a regularidade do abastecimento, reduzir vazamentos e melhorar a segurança operacional da rede.