Espaços vão ampliar acolhimento a mulheres vítimas de violência e melhorar distribuição de medicamentos
O Hospital Municipal de Governador Valadares ( HMGV ) inaugurou nesta terça-feira ( 27/05 ) três novos espaços voltados à humanização do atendimento: duas farmácias satélites e uma Sala Lilás.
A medida tem como objetivo melhorar a assistência a pacientes internados e oferecer um ambiente seguro e acolhedor para mulheres vítimas de violência doméstica e abuso sexual.
A Sala Lilás funcionará dentro do hospital e contará com uma equipe multidisciplinar preparada para receber e orientar mulheres em situação de vulnerabilidade, com respeito, sigilo e suporte psicológico e social.

O espaço também vai oferecer apoio jurídico, com possibilidade de registro de boletim de ocorrência e encaminhamento de medidas protetivas.
A iniciativa está amparada na Lei nº 13.871/2019, que permite cobrar dos agressores os custos do tratamento das vítimas, incluindo terapias e despesas médicas.
O município pretende aplicar os recursos restituídos em ações de combate à violência doméstica. O Protocolo e Regulamento Interno de Cobrança do SUS está previsto para entrar em vigor em agosto, durante a campanha do Agosto Lilás.
A cor lilás simboliza o enfrentamento à violência contra a mulher e é amplamente utilizada em todo o país para identificar ações voltadas à proteção e promoção da igualdade de gênero.
A nova sala está localizada na Rua Teófilo Otoni, nº 561, no bairro Esplanada.
Além da Sala Lilás, o hospital passa a contar com duas farmácias satélites, instaladas nas alas de pediatria e clínica médica.

As unidades descentralizadas têm como finalidade otimizar a dispensação de medicamentos, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento a cerca de 100 pacientes adultos internados e mais de 150 crianças.
Com armazenamento adequado e controle mais preciso, as farmácias satélites também contribuem para evitar desperdícios e direcionar os insumos conforme as necessidades de cada setor.
