Com foco na valorização da produção local e na segurança alimentar, o Curso de Beneficiamento de Frutas, Verduras e Legumes está sendo realizado na comunidade do Córrego dos Prazeres, em Penha do Cassiano, distrito de Governador Valadares.
A capacitação, promovida pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares, teve início na terça-feira ( 15/07 ) e segue até o próximo sábado ( 19/07 ), com uma turma de dez participantes.
Com carga horária de 40 horas, o curso capacita os produtores no preparo de alimentos minimamente processados — técnica que inclui higienização, descascamento, corte e embalagem, facilitando a comercialização direta ao consumidor.
A instrutora Paula Figueiredo explica a importância do curso para a segurança alimentar e geração de renda. “Aqui os alunos aprendem a transformar os produtos da roça em alimentos prontos para o consumo, como mandioca picada, verduras higienizadas e até polpas e xaropes de frutas. Isso agrega valor, garante qualidade e amplia as possibilidades de venda”, explica.
A maioria dos participantes já comercializa seus produtos por meio de programas como o PAA ( Programa de Aquisição de Alimentos ) e o PNAE ( Programa Nacional de Alimentação Escolar ), o que reforça a importância da qualificação para ampliar e manter esses canais de comercialização ativa.
A produtora Nildeia Rosange de Jesus é uma das participantes do curso e celebra os aprendizados que vão contribuir com sua renda e com o desenvolvimento da comunidade. “Esse curso vai agregar para mim valor no meu produto, praticidade na mesa das pessoas que vão consumi-lo, uma renda maior para minha família e a importância de ter uma agroindústria na nossa comunidade, que vai valorizar os nossos produtos, dando qualidade e novas formas de limpar, embalar e comercializar com higiene e segurança”.
Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Luiz Ronílson Paiva, a formação representa uma estratégia eficiente de fortalecimento da agricultura familiar. “Cursos como este mostram que é possível agregar valor à produção com técnicas simples, acessíveis e que atendem diretamente às exigências do mercado e dos programas públicos. É uma forma de gerar renda com mais dignidade e sustentabilidade”, afirma o gerente.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares, Edberto Rezende, também destacou a relevância da iniciativa. “Estamos muito felizes em apoiar mais essa capacitação. É gratificante ver o avanço dos produtores locais e o reconhecimento do seu trabalho”.
A ação conta ainda com o apoio da Emater-MG e do CIAAT ( Centro de Informação e Assessoria Técnica ), fortalecendo o trabalho conjunto em prol do desenvolvimento rural sustentável da região.
Fotos: Divulgação / Sistema Faemg Senar.