Paulo Sérgio Vieira assassinou a esposa com golpes de taco de beisebol em 2011, fugiu dos EUA e vivia escondido em Engenheiro Caldas; ele cumprirá pena de 20 anos de prisão.
Após mais de uma década de fuga, Paulo Sérgio Vieira, condenado por assassinar a esposa de forma brutal em Boston, nos Estados Unidos, foi preso nesta segunda-feira ( 13/10 ) na zona rural de Engenheiro Caldas, no Leste de Minas Gerais.
De acordo com as investigações, Paulo Sérgio, então com 41 anos, matou Edinalva Ferreira, de 24, com golpes de taco de beisebol dentro do apartamento do casal, em 5 de setembro de 2011.
O assassinato teria sido motivado por ciúme e sentimento de posse.
Após o crime, ele deixou o corpo da vítima no local, com o ar-condicionado ligado para retardar a decomposição, e fugiu dos Estados Unidos no dia seguinte.
O corpo só foi encontrado 17 dias depois. Já no Brasil, o assassino chegou a participar de um churrasco de boas-vindas organizado pelo pai da vítima, fingindo desconhecer o ocorrido.
Paulo Sérgio foi julgado apenas em fevereiro de 2022, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, e condenado a 20 anos de prisão por homicídio qualificado — motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima.
No entanto, conseguiu um alvará de soltura poucos dias depois e passou a responder em liberdade. Em julho de 2024, teve a prisão novamente decretada, mas já estava foragido.
A prisão nesta segunda-feira foi resultado de um trabalho de inteligência da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar.

O condenado foi encontrado em uma área de difícil acesso, no Córrego do Caixa Larga, próximo a uma escola.
A investigadora Litsa, que coordenou a operação, destacou o empenho das equipes:
“Foi um trabalho paciente e estratégico, com cruzamento de informações e monitoramento silencioso. Conseguimos surpreendê-lo em um local isolado, colocando fim a uma longa fuga”, afirmou.
Paulo Sérgio Vieira foi encaminhado novamente ao sistema penitenciário, onde deverá cumprir integralmente a pena de 20 anos de reclusão imposta pelo Tribunal do Júri.