A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira ( 03/12 ), a Operação MONTERREY para desarticular um grupo criminoso especializado no envio ilegal de migrantes ao exterior mediante pagamento.
A investigação começou após uma denúncia sobre a atuação de um contrabandista de pessoas em Ipatinga MG, que enviava brasileiros irregularmente para os Estados Unidos. A partir das apurações iniciais, outros integrantes do esquema foram identificados.
O grupo aliciava interessados em migrar para os EUA e organizava todo o trajeto, que incluía a passagem por países da América Central até o México. De lá, os migrantes eram levados de forma ilegal pela fronteira com os Estados Unidos. Até o momento, 63 vítimas foram identificadas.
Nesta manhã, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados a cinco investigados em Ipatinga e Santana do Paraíso, por determinação da Justiça Federal.
A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores do grupo, totalizando R$ 8,1 milhões.
Os investigados podem responder por promoção de migração ilegal, posse ou porte irregular de arma de fogo, usura, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público.