A vacina contra o Papilomavírus Humano ( HPV ) será disponibilizada temporariamente para homens e mulheres com idade entre 20 e 45 anos a partir da próxima segunda-feira ( 22/12 ), em todas as unidades de saúde de Minas Gerais, incluindo Valadares.
A aplicação ocorrerá conforme a disponibilidade de doses e o prazo de validade.
A ampliação foi comunicada por meio do Memorando Circular nº 88, emitido nesta sexta-feira ( 19/12 ) pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais ( SES-MG ). A medida tem como objetivo otimizar o uso das vacinas em estoque, evitar perdas técnicas e ampliar a proteção da população antes do vencimento das doses, previsto para janeiro de 2026.
A vacina contra o HPV é fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, vagina, vulva, ânus, pênis e garganta, além de prevenir verrugas genitais. O esquema vacinal para o público de 20 a 45 anos prevê duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Para menores de 20 anos, o calendário vacinal permanece inalterado, conforme as normas vigentes.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer ( INCA ), o HPV é responsável por 99,7% dos casos de câncer do colo do útero, que é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Em 2024, a doença causou 6.853 mortes no país, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
A vacinação contra o HPV é recomendada para:
• Crianças e adolescentes de 9 a 19 anos, em dose única;
• Pessoas imunocomprometidas de 9 a 45 anos ( como pessoas vivendo com HIV/aids, pacientes oncológicos e transplantados ), com esquema de três doses;
• Pessoas imunocompetentes de 15 a 45 anos vítimas de violência sexual, com duas doses para quem tem entre 9 e 14 anos e três doses para a faixa etária de 15 a 45 anos.
Para se vacinar, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima ou o Vacimóvel, levando cartão de vacinação e cartão do SUS.