Empresas de Governador Valadares têm enfrentado dificuldades para emitir notas fiscais desde a mudança no sistema de emissão adotado pela Prefeitura.
Segundo empresários, a alteração não foi previamente comunicada e, mesmo após o pagamento de uma taxa para atualização do sistema, muitos ainda não conseguem concluir o processo de emissão.
Em nota, a Prefeitura de Governador Valadares, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, informou que a mudança atende à Emenda Constitucional 132/2023, que torna obrigatória, a partir de 2026, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica no padrão nacional, com uso de certificado digital válido.
A administração municipal esclareceu que, neste período de implantação do sistema nacional, podem ocorrer instabilidades temporárias, situação que também tem sido registrada em outras cidades do país.
A Prefeitura reforçou que o novo modelo trará mais segurança e padronização aos processos fiscais e afirmou estar à disposição para orientar os usuários na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada no térreo do prédio municipal.
Prefeitura GV / Divulgação




