O Ministério dos Transportes anunciou nesta sexta-feira ( 09/01 ) o início da renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação ( CNH ) para condutores que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses. O primeiro lote de documentos já foi renovado de forma automática.
A iniciativa tem como objetivo beneficiar os chamados “bons motoristas” e está prevista em uma medida provisória publicada em 10 de dezembro de 2025. A data do anúncio foi escolhida porque os condutores têm prazo de até 30 dias, a partir do vencimento da CNH, para realizar a renovação.
De acordo com o ministério, a medida dispensa motoristas responsáveis de exames presenciais, deslocamentos aos Detrans e pagamento de taxas adicionais. Todo o processo é automático e digital, realizado pelo sistema da Secretaria Nacional de Trânsito ( Senatran ), com atualização disponível no aplicativo CNH Digital.
Durante o anúncio, o ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que os condutores contemplados receberão uma mensagem no celular, com um aviso de renovação, uma mensagem de reconhecimento e um selo de bom condutor.
A gratuidade se aplica à versão digital da CNH. Caso o motorista opte pelo documento físico, será necessário solicitá-lo ao Detran e pagar a taxa correspondente. A renovação automática não se aplica a condutores cuja validade da CNH seja reduzida por recomendação médica, como em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde.




