Um ciclone extratropical em formação no Sul do país deve se deslocar a partir desta segunda-feira ( 08/12 ) e influenciar o clima no Sudeste já na madrugada de terça ( 09/12 ), segundo o Climatempo.
Embora o fenômeno não atue diretamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, seus efeitos – como ventos fortes e intensas áreas de instabilidade – podem provocar temporais em parte do território mineiro.
A previsão indica mudanças bruscas no padrão atmosférico e a chegada de uma nova frente fria.
O Centro-Sul e o Leste de Minas devem ser as regiões mais impactadas por rajadas de vento moderadas a fortes entre terça e quarta-feira ( 10/12 ), durante a passagem da frente fria.
De acordo com o Climatempo, a intensidade dos ventos pode causar queda de galhos e árvores, destelhamentos localizados, interrupção temporária de energia e transtornos em áreas portuárias e na navegação costeira.
A frente fria associada ao ciclone deve avançar rapidamente, formando áreas de instabilidade com risco de chuva forte, raios, rajadas de vento e granizo, com possibilidade de alagamentos, enxurradas e outros transtornos.