O senador Cleitinho Azevedo ( Republicanos-MG ) ameaçou nesta segunda-feira ( 28/04 ) abrir uma CPI ( Comissão Parlamentar de Inquérito ) contra o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em reação ao possível lançamento de um uniforme vermelho para a seleção brasileira.
Nas redes sociais, o parlamentar criticou a decisão da entidade e da fornecedora de material esportivo, Nike.
“A Copa do Mundo é feita por seleções representadas por suas bandeiras. A bandeira do Brasil tem vermelho?”, questionou.
Cleitinho também mencionou a assinatura do ex-presidente da CBF, Coronel Nunes — atualmente com déficit cognitivo — em documentos que, segundo ele, teriam viabilizado mudanças dentro da entidade.
Apesar da polêmica, é comum seleções utilizarem uniformes com cores diferentes das de suas bandeiras.
A Itália, por exemplo, veste azul; a Alemanha, branco; o Japão, azul; e a Venezuela, grená — ainda que nenhuma dessas cores esteja nas bandeiras nacionais.
O senador associou a mudança na camisa a interesses políticos, acusando a CBF de querer “acabar” com um símbolo historicamente usado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro ( PL ).
“Tem tudo a ver com política. Ano que vem é ano de Copa do Mundo e também eleitoral. Eles querem fazer politicagem e ideologia destruindo uma tradição do verde e amarelo”, disse.
A alteração, no entanto, seria para o segundo uniforme da seleção, tradicionalmente azul desde a conquista do título mundial de 1958, contra a Suécia.