A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais ( ALMG ) realiza uma audiência nesta terça-feira ( 20/05 ) para investigar denúncias de abuso de autoridade e assédio moral contra policiais penais da 8ª Região Integrada de Segurança Pública, especialmente os que atuam no Presídio de Governador Valadares e na Penitenciária Francisco Floriano de Paula.
A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues ( PL ), e está marcada para as 9h30, no Plenarinho II, no Palácio da Inconfidência.
Segundo o parlamentar, há relatos de remoções arbitrárias de servidores, supostamente por se posicionarem contra a atual gestão.
As denúncias incluem ainda manipulação de escalas, revogação de férias, restrição ao uso de banco de horas e remanejamento prejudicial após licenças médicas.
Foram convidados para prestar esclarecimentos o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Leonardo Badaró; o diretor da 8ª Região Integrada de Segurança Pública, Danilo Marcos Gomes; o diretor do Presídio de Governador Valadares, Alexsando Aires; e o diretor da Penitenciária Francisco Floriano de Paula, Sidney Cláudio Santos.
Representantes de entidades de classe dos policiais penais também devem participar.