O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede social, a Truth Social, nesta segunda-feira ( 07/07 ), para sair em defesa de Jair Bolsonaro ( PL ), criticando as investigações que miram o ex-mandatário brasileiro.
Segundo Trump, Bolsonaro está sendo alvo de uma perseguição política semelhante à que ele próprio alega sofrer nos EUA.
“Estarei assistindo à caça às bruxas contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria existir é o do povo brasileiro — isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz!”, escreveu o republicano.
Embora não tenha citado diretamente os processos judiciais em andamento, Trump falou em “perseguição” e defendeu a inocência de Bolsonaro. “Tenho acompanhado, assim como o mundo, como não fazem outra coisa além de persegui-lo, dia e noite, mês após mês, ano após ano. Ele não é culpado de nada, exceto de lutar pelo povo”, afirmou.
Trump também destacou que conhece pessoalmente Bolsonaro, a quem chamou de “líder forte” e “excelente negociador”. A troca de elogios entre os dois é recorrente desde a campanha presidencial de 2018.