A Diocese de Governador Valadares convida todos os fiéis para a Missa de Sufrágio pela alma do Papa Francisco, que faleceu nesta segunda-feira ( 21/04 ), no Vaticano.
A celebração será realizada às 19h30, na Catedral de Santo Antônio, e será presidida pelo bispo diocesano, Dom Antônio Carlos Félix, com a presença de padres e representantes do clero local.
Em nota, a Diocese manifestou pesar pela perda e destacou a importância do pontificado de Francisco:
“Unidos em oração, pedimos ao Senhor que acolha o Papa Francisco em sua infinita misericórdia e lhe conceda o descanso eterno. Que sua vida, marcada pelo serviço humilde e pelo amor aos mais pobres, continue a inspirar a missão da Igreja no mundo.”
De acordo com o Vaticano, a certificação oficial da morte será realizada às 20h ( horário de Roma ), 15h no horário de Brasília.
O procedimento segue um rito tradicional da Santa Sé e incluirá a divulgação da causa da morte, com informações fornecidas pelos médicos que acompanhavam o pontífice.
A Sala de Imprensa do Vaticano informou ainda que o corpo de Francisco deve ser levado nesta quarta-feira ( 23/04 ) para a Basílica de São Pedro, onde os fiéis poderão prestar suas últimas homenagens.
A pedido do próprio Papa, o sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior — uma escolha inédita entre os papas dos tempos modernos, que tradicionalmente são sepultados na Basílica de São Pedro.
Francisco também havia reformulado o rito das exéquias papais.
Conforme suas determinações, seu corpo será colocado em um caixão simples, de madeira, sem elevação ou ornamentos tradicionais.
Foto: Arquivo pessoal
As informações são de Lizia Costa / Rádio Mundo Melhor