Notícia urgente e jornal diário de Governador Valadares
E LESTE E NORDESTE DE MINAS

Notícia urgente e jornal diário
Governador Valadares

É fato ou fake? O que se sabe sobre a volta do horário de verão

Compartilhar:

Boatos sobre o retorno do horário de verão em 2025 têm circulado nas redes sociais, mas o Ministério de Minas e Energia ( MME ) nega a informação.

Em nota divulgada na semana passada, a pasta afirma que o governo não considera retomar a medida neste momento.

O ministro Alexandre Silveira reforçou que o horário de verão só seria adotado em caso de real necessidade, como uma eventual sobrecarga no sistema interligado nacional durante os horários de pico, especialmente no período seco.

Apesar das especulações, as condições atuais não justificam a mudança. Segundo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico ( CMSE ), os reservatórios estão em situação favorável, e o fornecimento de energia está garantido até pelo menos fevereiro de 2026, conforme avaliação do Operador Nacional do Sistema Elétrico ( ONS ).

O CMSE também destacou que, mesmo com o aumento da demanda por energia nos meses mais quentes, devido ao uso de aparelhos de refrigeração, o governo já tem adotado outras estratégias para garantir a confiabilidade do sistema elétrico.

Entre as ações previstas estão o aumento da produção em usinas como Itaipu e São Francisco e a possível redução das vazões das hidrelétricas de Jupiá e Porto Primavera, para preservar os níveis dos reservatórios da bacia do rio Paraná.

A volta do horário de verão foi amplamente discutida em 2024, mas acabou descartada. O mesmo posicionamento permanece para 2025.

Mais Lidas

RELACIONADOS

Esse conteúdo pertence a VEMVEGV