As sessões de equoterapia oferecidas pela Prefeitura de Governador Valadares foram retomadas nesta quinta-feira ( 28/08 ) no Parque de Exposições.
A terapia, que utiliza cavalos como instrumento terapêutico, atende cerca de 80 pacientes, entre crianças, adolescentes e idosos com condições como paralisia cerebral, autismo, síndrome de Down, lesões medulares, atraso no desenvolvimento e outras deficiências neurológicas.
O serviço é oferecido por meio do Centro de Atenção ao Deficiente Físico Dr. Octávio Soares ( Cadef ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde ( SMS ).
As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com uma equipe composta por condutor, duas fisioterapeutas e uma psicóloga, todos profissionais do Cadef.
O espaço utilizado para os atendimentos passou por reforma realizada pela União Ruralista. Já a estrutura necessária para as sessões — incluindo cavalos, selas e equipamentos — foi adquirida pela prefeitura, com investimento estimado em R$ 150 mil.
No local, duas salas foram preparadas para atendimentos complementares: uma voltada para sessões individuais de fisioterapia e outra para atendimentos psicológicos.
A coordenadora do Cadef, Kamila Soalheiro Gurgel, destaca os benefícios da equoterapia. “Os pacientes evoluem em aspectos físicos, motores, cognitivos, sociais e emocionais. Ganham mais equilíbrio, coordenação, postura, autonomia, além de melhora na interação social e percepção visual e auditiva”, explicou.
Segundo Kamila, o vínculo com os animais e o contato com a natureza promovem transformações visíveis. “É um trabalho feito com dedicação e muito amor, e os resultados são percebidos tanto pela equipe quanto pelas famílias.”
📸 Prefeitura de Governador Valadares