A concessionária Águas de Valadares intensificou a divulgação dos critérios para adesão à Tarifa Social, benefício que garante 50% de desconto nas contas de água e esgoto para famílias em situação de vulnerabilidade social.
O objetivo é ampliar o acesso ao programa e garantir que a população de baixa renda tenha água tratada e esgoto coletado com regularidade.
Além de informações no site oficial ( aguasdevaladares.com.br ) e nas redes sociais, equipes da empresa estão percorrendo comunidades por meio do Programa Afluentes.
Banners também estão sendo fixados em pontos estratégicos, inclusive nos distritos do município.
“Nossa prioridade é levar saúde, qualidade de vida e dignidade para as pessoas. Estamos incentivando os consumidores de baixa renda de Valadares a aderirem à Tarifa Social”, afirmou o presidente da concessionária, Erich Wyatt.
Para ter direito ao benefício, o consumidor deve estar cadastrado na categoria residencial e inscrito no CadÚnico ou apresentar documento oficial que comprove situação de vulnerabilidade social, desde que validado pelo Conselho Municipal de Assistência Social ( CMAS ) ou pelo Centro de Referência de Assistência Social ( CRAS ).
A renda per capita da família não pode ultrapassar meio salário mínimo ( R$ 759 ).
O desconto de 50% é aplicado sobre a tarifa residencial nos primeiros 15 mil litros ( 15m³ ) consumidos por mês.
Cada família registrada no CadÚnico tem direito a uma adesão.
Para realizar o cadastro, é preciso apresentar RG, CPF, folha resumo com o Número de Identificação Social ( NIS ), comprovante de renda ( como carteira de trabalho ), conta de água e conta de luz atualizadas.
O cadastro deve ser feito presencialmente na Loja Central da Águas de Valadares, localizada na Rua Quintino Bocaiuva, 41, Centro.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Os mesmos critérios da Tarifa Social também são aplicados à chamada Ligação Social, voltada para moradores que ainda não possuem rede de água e esgoto instalada em casa e desejam solicitar o serviço.
Foto: Divulgação Águas de Valadares