A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado ( FICCO/MG ) realizou, nesta quinta-feira ( 07/11 ), uma grande operação de combate ao tráfico de drogas e a uma organização criminosa atuante na região.
Foram cumpridos 28 mandados de busca – sendo 19 em Governador Valadares ( MG ), 3 em Serra ( ES ), 3 em Uberlândia ( MG ) e 3 em unidades prisionais – além de 3 mandados de prisão temporária ( 2 em Governador Valadares e 1 em Uberlândia ), com apreensão de bens, todos autorizados pela 3ª Vara Criminal de Governador Valadares.
As investigações apontaram que, mesmo após prisões em flagrante, líderes da organização continuavam a influenciar o grupo, com substituições rápidas de membros detidos.
Diante disso, a operação buscou uma resposta coordenada entre as forças de segurança, sob liderança da FICCO, para desarticular de forma mais efetiva essa estrutura criminosa.
Com o apoio do Ministério Público, a Justiça autorizou ações cautelares que resultaram na emissão dos mandados e na deflagração da operação.
Além das prisões já decretadas, outras pessoas foram detidas em flagrante durante a ação, e foram apreendidas drogas ilícitas e armas de fogo.
Os detidos poderão responder por tráfico de drogas e participação em organização criminosa.
A FICCO/MG, coordenada pela Polícia Federal e composta por agentes das polícias Civil, Militar e Penal, atua em todo o estado de Minas Gerais para combater o crime organizado em colaboração com órgãos de Segurança Pública estaduais.
