A partir desta segunda-feira ( 30/09 ), a Vacina Oral Poliomielite ( VOP ) bivalente será retirada do Calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunização, por determinação do Ministério da Saúde.
Isso significa que a dose oral vai dar espaço para a injetável, através da Vacina Poliomielite Inativada ( VIP ), que já é utilizada no esquema básico.
As doses que se encontram nas unidades de saúde do nosso município serão recolhidas e devolvidas para a Superintendência Regional de Saúde ( SRS ) a fim de que sejam descartadas corretamente.
Todas as orientações no que se refere a substituição e operacionalização das vacinas foram repassadas na tarde dessa sexta-feira ( 27/09 ), durante uma reunião entre SRS e responsáveis pelo Setor de Imunização da Prefeitura de Valadares.
Em função da mudança, as doses de reforço da Pólio ficarão temporariamente suspensas, retornando a partir de 4 de novembro deste ano, com a vacina VIP.
A partir dessa data, o esquema vacinal será com a 1ª dose ( aos 2 meses de idade ); 2ª dose ( aos 4 meses ); 3ª dose ( aos 6 meses ) e uma dose de reforço aos 15 meses de idade.
A dose de reforço, aplicada atualmente aos 4 anos, não será mais necessária, já que o esquema vacinal com quatro doses garantirá a proteção contra a doença.
A medida tem como objetivo principal manter a Poliomielite erradicada no Brasil.
Receba a notícia primeiro.
Siga-nos: @vemvegv