Durante cerimônia realizada nesta segunda-feira ( 07/04 ) em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) comemorou o anúncio de um investimento de R$ 6,4 bilhões da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk na expansão de sua unidade na cidade.
Segundo o presidente, este é o maior aporte individual já feito por uma empresa privada do setor farmacêutico no Brasil.
A expansão da fábrica está prevista para ser concluída até 2028 e promete impulsionar a geração de empregos, fortalecer a indústria nacional e estimular a cadeia de produção de medicamentos — com foco no tratamento de diabetes e obesidade, áreas em que a Novo Nordisk é referência global.
A empresa também é a principal fornecedora de insulina para o Sistema Único de Saúde ( SUS ).
“Este senhor que veio anunciar um investimento de R$ 6,4 bilhões acredita no potencial deste país”, disse Lula, ao se referir ao representante da empresa presente na cerimônia.
O presidente destacou ainda o papel estratégico do SUS como motor da indústria farmacêutica, principalmente por sua capacidade de compras públicas em larga escala.
“Somos o único país com mais de 100 milhões de habitantes que tem algo como o SUS, o maior programa de saúde do mundo e o maior comprador de medicamentos. É por isso que eles estão aqui”, afirmou.