A Polícia Civil de Governador Valadares frustrou uma tentativa de golpe na noite desta segunda-feira ( 31/03 ), quando um criminoso tentou se passar por um juiz corregedor e um promotor de justiça para obter informações sobre presos na delegacia.
A ação começou quando o golpista entrou em contato, via WhatsApp, com um investigador da Polícia Civil em Aimorés.
Usando um número identificado como “Poder Judiciário” e a logomarca do Ministério Público de Minas Gerais, ele se apresentou como juiz corregedor e solicitou informações sobre um detento, além dos contatos dos policiais responsáveis pelo plantão.
Desconfiado, o investigador repassou a solicitação à equipe de plantão em Governador Valadares.
O criminoso, então, mudou de abordagem: ao falar com o delegado plantonista, passou a se identificar como promotor de justiça da comarca de Valadares e tentou obter dados dos presos e de seus familiares, alegando necessidade de organizar audiências de custódia.
A farsa foi descoberta quando o delegado, para confirmar a identidade do suposto promotor, entrou em contato com o Ministério Público e constatou que não havia ninguém com o nome fornecido.
O criminoso ainda tentou falar com a mãe de um detento, mas a ligação foi interceptada antes que ele conseguisse agir.
O caso foi registrado e encaminhado à unidade de Defraudações de Governador Valadares.
A Polícia Civil também alertou outras delegacias do estado sobre essa nova modalidade de golpe e reforçou a orientação para que servidores públicos e a população verifiquem sempre a autenticidade de solicitações que envolvam dados sensíveis.
As investigações continuam para identificar e prender o responsável pelo crime.
As informações são do Rede Alerta