O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve em Governador Valadares nesta sexta-feira, onde acompanhou de perto o avanço das obras do Hospital Regional.
O empreendimento, considerado um dos mais importantes para a área da saúde no Leste de Minas e no Vale do Rio Doce, segue dentro do cronograma e com várias frentes de trabalho em ritmo acelerado.
Com previsão de conclusão para o início de 2026, o hospital deve beneficiar cerca de 700 mil moradores de 51 municípios, oferecendo serviços de média e alta complexidade que hoje, muitas vezes, exigem deslocamentos para outras regiões do estado.
Durante a visita, o governador e equipes da Seinfra e da Secretaria de Estado de Saúde verificaram os principais avanços da obra.
Entre eles, estão as adequações no sistema de prevenção e combate a incêndios, que vão garantir segurança para pacientes e profissionais; a construção dos reservatórios de água e a implantação dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário, fundamentais para que a unidade funcione de forma autônoma; além do início das instalações de câmaras frias, coifas e outros equipamentos da cozinha industrial.
O acabamento também avança, com instalação de forros e portas, além da primeira demão de pintura em diversos setores.
As equipes seguem trabalhando nas instalações elétricas, de climatização, dados e combate a incêndio, que agora entram na fase de integração.
Ao todo, os investimentos no Hospital Regional de Valadares chegam a R$ 85 milhões.
A obra e a compra de equipamentos fazem parte das ações de reparação na Bacia do Rio Doce após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.
Quando estiver pronto, o hospital contará com 226 leitos, sendo 40 de UTI, leitos de internação pediátrica, enfermaria, salas cirúrgicas e um pronto-atendimento com estrutura para urgência e emergência.
A unidade também terá um moderno serviço de diagnóstico por imagem, com tomografia, ressonância, hemodinâmica, raio-X, ultrassom, endoscopia e eletrocardiograma.
A expectativa do governo é que o novo Hospital Regional transforme o acesso à saúde em toda a região, reduzindo filas e aproximando atendimentos essenciais da população.
VEMVEGV




