O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) assinou nesta sexta-feira ( 26/09 ) a liberação de R$ 50 milhões para a construção de dois centros de referência em Governador Valadares ( MG ), voltados à saúde e à qualidade da água.
O anúncio foi feito durante a cerimônia de posse do Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce e Litoral Norte Capixaba ( CFPS Rio Doce ), em Brasília.
Os recursos fazem parte do novo Acordo do Rio Doce e foram articulados pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Com o investimento, serão implantados na cidade o Centro de Referência das Águas e o Centro de Referência em Exposição a Substâncias Químicas.
O Centro das Águas será responsável pelo monitoramento permanente da qualidade da água, além de fomentar pesquisas técnico-científicas e apoiar ações de vigilância em saúde ambiental. O projeto será realizado em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora ( UFJF ), o Instituto Federal de Minas Gerais ( IFMG ) e a Universidade Vale do Rio Doce ( Univale ).
Já o Centro de Exposição a Substâncias Químicas terá foco no acompanhamento especializado de populações expostas a agentes tóxicos.
A unidade também oferecerá suporte técnico a profissionais de saúde que atuam em áreas impactadas.