Um pedreiro de 47 anos foi flagrado promovendo uma rinha de galos dentro de casa, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, Minas Gerais.
O caso foi descoberto neste domingo ( 01/06 ) após uma denúncia anônima de maus-tratos a animais.
Durante a fiscalização, a Polícia Militar encontrou o homem ao lado de um tambor de cerca de dois metros de diâmetro, usado como arena para os combates. No momento da abordagem, dois galos, com luvas e biqueiras, estavam em plena luta e foram imediatamente separados pelos militares.
O suspeito alegou que os combates serviam apenas para “fortalecer a musculatura” das aves e apresentou um registro da Associação Brasileira de Criadores e Preservadores de Aves de Raças Combatentes. Ele também disse ter autorização para treinar os animais.
No local, a polícia encontrou 65 aves, entre galos e frangos, mantidos em gaiolas de madeira e arame. Segundo os agentes, os animais estavam com água e ração.
O homem foi preso, mas liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência ( TCO ). Ele também foi multado em R$ 1.659,30 e autuado administrativamente por crime ambiental.
Foto: Polícia Militar