Agricultores indígenas de 35 aldeias de Minas Gerais serão beneficiados com R$ 1,5 milhão por meio do Programa de Aquisição de Alimentos ( PAA ).
Esta é a primeira vez que o programa destina recursos exclusivamente para esses produtores, com o objetivo de fortalecer a produção e a comercialização de alimentos.
A iniciativa, apoiada pelo Governo de Minas, visa garantir assistência técnica e melhorar a produtividade agrícola, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades para acessar grandes mercados.
O agricultor Lucas Ferreira da Silva, da Aldeia Picuru, em São João das Missões, destaca a importância do programa, que permitirá a venda de toda a sua produção, como feijão, milho, melancia, abóbora, entre outros, com garantia de pagamento.
A Emater-MG oferece suporte técnico, como a instalação de sistemas de irrigação e o uso de placas solares para otimizar a produção.
O programa também visa apoiar áreas com recursos hídricos limitados, oferecendo alternativas sustentáveis para a produção de alimentos.
Os alimentos adquiridos dos agricultores são destinados a entidades socioassistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade.
Com essa ação, o Governo de Minas e seus parceiros buscam incentivar a participação dos povos indígenas no PAA e expandir o mercado para seus produtos.
No Leste de Minas, a ação inclui:
• Resplendor: 5 aldeias Krenak
• Carmésia: 3 aldeias Pataxó
• Açucena: 1 aldeia Pataxó
Essas aldeias estão em processo de implantação no programa, com Carmésia sendo a mais avançada.