O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) visita Belo Horizonte nesta quinta-feira ( 04/09 ) para lançar o programa Gás do Povo, que vai garantir botijão de gás gratuito para 15,5 milhões de famílias brasileiras.
O evento será realizado no Campo do Najá, localizado no Aglomerado da Serra — maior comunidade de Minas Gerais, com cerca de 40 mil moradores.
Essa é a sétima visita de Lula a Minas em 2025. A mais recente foi na semana passada, em Contagem, onde participou do anúncio de obras do Novo PAC, incluindo a expansão do metrô na região metropolitana da capital.
Nesta quinta, o presidente deve estar acompanhado dos ministros Alexandre Silveira ( Minas e Energia ), que organiza a agenda, e Macaé Evaristo ( Direitos Humanos e Cidadania ). O prefeito de BH, Álvaro Damião ( União Brasil ), e o senador Rodrigo Pacheco ( PSD-MG ) também são esperados no evento.
Como vai funcionar
A proposta do governo é distribuir uma espécie de voucher, que vai permitir a retirada de botijões em distribuidoras por beneficiários inscritos no Cadastro Único.
Com o novo modelo, o governo pretende coibir o desvio da verba destinada à compra do gás para outros fins.
Além disso, o Executivo quer reduzir os acidentes causados pelo uso de lenha, álcool e outros materiais na cozinha pela população mais pobre.
📸 Ricardo Stuckert / PR