As fortes chuvas que atingem Minas Gerais já deixaram 175 pessoas fora de casa, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual nesta segunda-feira ( 03/11 ).
O número tende a aumentar, já que 504 municípios estão sob alerta para tempestades emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet ).
De acordo com o relatório, no fim de semana foram registradas tempestades com granizo, ventos fortes e chuvas intensas em cidades como Senador Amaral, Ilicínea, São Gotardo e Sacramento.
Desde 1º de outubro, início do período chuvoso 2025/2026, o estado enfrenta sucessivas ocorrências relacionadas ao mau tempo.
O alerta laranja emitido pelo Inmet prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Há risco de queda de árvores, alagamentos, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar sob árvores, não estacione veículos próximos a torres ou placas de propaganda e evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.