A instalação de cinco praças de pedágio ao longo da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, deve impactar no valor das passagens de ônibus intermunicipais. Embora o reajuste ainda não tenha sido definido, a Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros ( Anatrip ) estima que os passageiros poderão arcar com um acréscimo de 6% a 8% sobre o valor dos pedágios.
A cobrança está prevista na Resolução nº 07/2019 da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias ( Seinfra ), que regulamenta o repasse dos custos às tarifas. Segundo a Anatrip, o aumento vai variar de acordo com fatores como a distância da viagem, o número de pedágios no trajeto e o modelo tarifário adotado por cada empresa.
A Seinfra informou que os reajustes são divulgados com antecedência pelas empresas e os novos valores serão disponibilizados em tabelas oficiais. O valor exato da tarifa de pedágio ainda será definido, o que também condiciona o reajuste nas passagens.
O contrato firmado entre a concessionária responsável pela rodovia e o governo federal prevê a implantação das praças entre o fim de 2025 e o início de 2026, em Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu e Belo Oriente. A cobrança começará após o 12º mês de concessão, quando estiverem concluídas obras iniciais como revitalização do asfalto, sinalização e construção das estruturas de pedágio. Atualmente, o trecho ainda é livre de cobranças.