A cobrança de pedágio na BR-381 será ampliada a partir da meia-noite do dia 17 de novembro.
Motoristas que circulam entre Belo Horizonte e Governador Valadares passarão a pagar pedágio em mais três praças instaladas em Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.
A medida foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres ( ANTT ) e publicada nesta quinta-feira ( 06/11 ) no Diário Oficial da União.
Com isso, todas as cinco praças previstas no contrato de concessão da Nova 381 entram em operação — as de Caeté e João Monlevade funcionam desde o fim de setembro.
De acordo com a concessionária, motociclistas continuam isentos da cobrança.
Já quem utiliza tag eletrônica poderá ter descontos automáticos, que variam conforme o tipo de veículo e a frequência de uso.
Para carros de passeio, a redução pode chegar a 5%, tornando-se progressiva a partir da segunda passagem pelo mesmo pórtico no mês.
Motoristas sem o adesivo eletrônico poderão pagar o pedágio pelo aplicativo Nova 381 ou em totens instalados em postos e bases de atendimento ao longo da rodovia.
São 25 pontos entre Caeté e Governador Valadares, com opções de pagamento via Pix, cartão de crédito ou débito.
No site da concessionária também é possível consultar os valores e efetuar o pagamento.
A Nova 381 administra aproximadamente 300 quilômetros da BR-381, um dos principais eixos rodoviários de Minas Gerais, que conecta o Vale do Aço e o Leste do estado à Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A empresa é responsável pela operação, manutenção e duplicação de trechos da via nos próximos anos.




