Na manhã desta quarta-feira ( 15/01 ), a Secretaria Municipal de Educação ( SMED ) promoveu um encontro com as diretoras e diretores das escolas municipais no Anexo I da Prefeitura ( Fadivale ).
O evento, que deu início ao planejamento para o ano letivo de 2025, teve como objetivo alinhar as ações e discutir os desafios que a educação local enfrentará.
A secretária de Educação, Nair Freitas, ressaltou que a principal prioridade da SMED neste início de ano foi a resolução da falta de um sistema de gestão da educação.
Já Daniel Oliveira, diretor de Apoio ao Educando, destacou o desafio de “preparar as escolas para receber as novas políticas públicas anunciadas pelo prefeito durante a campanha”.
O prefeito também anunciou a contratação de uma nova empresa para operar o sistema de inscrições para a designação de 2025, que será realizada entre 16 e 21 de janeiro.
As vagas disponíveis incluem Assistente Técnico de Secretaria, Auxiliar de Serviço Público, Monitor de Apoio à Educação, Pedagogo Escolar, Professor Municipal II, Tradutor e Intérprete de Libras, e Secretário Escolar.
A classificação final será divulgada no dia 22 de janeiro, com o período de designação acontecendo de 23 a 29 do mesmo mês.
O início das aulas da Rede Municipal de Ensino de Valadares está agendado para 5 de fevereiro.
Em outra medida importante, o prefeito anunciou a implementação do horário estendido nas creches, que começará de forma piloto em 26 unidades de educação infantil.
Essas escolas passarão a funcionar das 7h às 17h