Com o retorno das aulas, a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação ( SMED ) e de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento ( SEMA ), retomou nesta segunda-feira ( 10/02 ) as atividades do Programa Nacional de Alimentação Escolar ( PNAE ).
O programa garante a compra de alimentos para abastecer as escolas da rede municipal, beneficiando cerca de 150 famílias de agricultores familiares de Governador Valadares.
Entre os alimentos entregues estão hortaliças e legumes como cenoura, beterraba, alface, couve, cebolinha e salsa, além de produtos da agroindústria local, como mandioca embalada a vácuo, rosquinhas de leite e doces de banana com e sem açúcar.
Antes de chegar às escolas, os alimentos passam por um processo de assistência técnica oferecido pela SEMA.
A Prefeitura auxilia os produtores desde a preparação do solo até o transporte da produção, que é recolhida em caminhões do município e levada ao Centro de Comercialização da Agricultura Familiar ( CECAF ), no bairro Vila Isa.
No local, os produtos são armazenados em câmaras frias, passam por triagem e são distribuídos para as escolas às segundas e terças-feiras.
Os editais de Chamada Pública do PNAE têm sido uma oportunidade importante para os agricultores familiares, garantindo mercado e incentivando o desenvolvimento rural sustentável.
A chamada pública para 2025 ainda será lançada, enquanto a Prefeitura segue executando os contratos de 2024.
Por lei, pelo menos 30% dos recursos do programa devem ser destinados à compra de produtos da agricultura familiar, que são organizados por meio de associações e cooperativas.
Além de fortalecer a economia local e gerar renda para os produtores, a iniciativa também promove a segurança alimentar dos estudantes da rede municipal, garantindo alimentos livres de agrotóxicos nas merendas escolares.