O Governo Federal anunciou a ampliação do programa Farmácia Popular, garantindo a gratuidade de todos os 41 medicamentos disponíveis para toda a população brasileira.
A medida, que entra em vigor imediatamente, beneficiará mais de 1 milhão de pessoas por ano, especialmente idosos que antes precisavam pagar parte dos custos de alguns insumos.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira ( 13/02 ) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília ( DF ).
Com a mudança, itens como fraldas geriátricas para idosos e o medicamento Dapagliflozina, utilizado no tratamento da diabetes associada a doenças cardiovasculares, passam a ser distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas.
Além da gratuidade total, o governo abriu uma nova fase de credenciamento para farmácias privadas em municípios ainda não atendidos pelo programa.
A iniciativa busca ampliar a rede de distribuição e garantir que mais brasileiros tenham acesso a medicamentos essenciais.