A Agência Nacional de Transportes Terrestres ( ANTT ) deu aval, nesta quinta-feira ( 05/06 ), para o avanço do projeto de concessão de trechos das BRs 116 e 251, que cortam o Vale do Rio Doce e o Norte de Minas.
Com 735 km de extensão, esse será o maior lote de rodovias federais já leiloado em Minas Gerais. Estão previstos investimentos de R$ 12,4 bilhões por meio de parceria público-privada.
A concessão será dividida em dois trechos: o primeiro, da BR-251, vai de Montes Claros até o entroncamento com a BR-116; o segundo segue da BR-116, partindo de Governador Valadares até a divisa com a Bahia.
Ao todo, 13 municípios serão impactados diretamente: Governador Valadares, Teófilo Otoni, Itaobim, Padrões de Medina, Águas Vermelhas, Divisa Alegre, Montes Claros, Francisco Sá, Grão Mogol, Salinas, Padre Carvalho, Curral de Dentro e Divisa Alegre ( ponto de conexão com a BR-116/MG ).
Entre as melhorias previstas estão a duplicação de trechos críticos, implantação de acostamentos, novas sinalizações, passarelas para pedestres, postos de pesagem e reforço na iluminação.
A expectativa é que cerca de 127.500 empregos sejam gerados ao longo das obras e da operação, entre diretos, indiretos e por efeito-renda.
Os motoristas contarão com atendimento médico e mecânico ao longo da via, além de pavimentação de qualidade, o que deve garantir viagens mais seguras e confortáveis.
O contrato de concessão terá validade de 30 anos e o critério de escolha no leilão será o menor valor de pedágio, combinado com a curva de aporte financeiro.
Após o aval da ANTT, o projeto segue para análise do Tribunal de Contas da União ( TCU ).
Se não houver recomendações ou exigência de alterações, o processo será encaminhado ao Ministério dos Transportes para dar sequência à concessão.
Foto: Marcio Ferreira / Ministério dos Transportes