A partir desta segunda-feira (10), começa em Governador Valadares o 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. A ação, coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue até sexta-feira (14) e contará com a participação de 60 agentes de combate às endemias.
Durante a semana, os profissionais vão visitar cerca de 6 mil imóveis nas áreas urbana e rural do município, entre 7h e 13h, com o objetivo de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além das vistorias e aplicação de larvicidas, os agentes vão coletar dados que servirão de base para a elaboração do relatório do levantamento.
De acordo com o CCZ, o resultado do LIRAa deve ser divulgado até o dia 21 de novembro. Com base nas informações obtidas, o município intensificará as ações de controle e prevenção das arboviroses.
A Prefeitura reforça o pedido para que os moradores recebam bem os agentes, todos devidamente identificados com uniforme e crachá. Em caso de dúvidas, o contato do CCZ é o WhatsApp (33) 99979-6742.
A administração municipal lembra ainda que o combate ao mosquito é uma responsabilidade compartilhada. A população deve manter os cuidados rotineiros, como eliminar água parada, tampar reservatórios, limpar calhas e colocar areia nos pratos de vasos de plantas.
Unidos contra o Aedes aegypti, Valadares segue firme na luta contra a dengue.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Michelle Janaina – 7/11/2025




