Abordagem da Patrulha da Dignidade aconteceu na manhã desta quarta-feira ( 28/05 ), na Rua Vereador Euzebinho Cabral
A Rua Vereador Euzebinho Cabral, no Centro de Governador Valadares, foi o ponto de ação da Patrulha da Dignidade na manhã desta quarta-feira ( 28/05 ). A iniciativa, coordenada pela Prefeitura, realizou atendimentos a pessoas em situação de rua, oferecendo serviços de saúde, assistência social e encaminhamentos para emissão de documentos e acolhimento no Centro Pop.
Durante a abordagem, o prefeito Coronel Sandro acompanhou os trabalhos e destacou os esforços do município para enfrentar a vulnerabilidade social. “Estamos buscando um atendimento individualizado, que atenda às necessidades específicas de cada pessoa — seja na saúde, no reencontro com a família, na documentação. Eles precisam sentir que alguém se importa”, afirmou.
Um dos atendidos pela equipe foi Joaquim*, de 50 anos, que há cerca de seis anos vive nas ruas de Valadares. Ele contou que perdeu o contato com a família por conta do vício, mas manifestou o desejo de recomeçar. “Viver na rua é muito difícil. Ninguém escolhe isso. Ainda quero sair dessa vida. Gostei do pessoal da Prefeitura, foram educados e nos ouviram de verdade”, relatou.
O que é a Patrulha da Dignidade?
A Patrulha da Dignidade é uma ação integrada entre as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Obras e Serviços Urbanos. Ela reúne a equipe Acolhimento, da Assistência Social; a equipe Vida, que realiza atendimento ambulatorial; e a equipe Abrigo, responsável por intervenções urbanas.
O serviço foi criado por meio do Decreto nº 12.235/2025, que institui no município a política pública “Rua Não É Lar”, voltada ao cuidado e reinserção social de pessoas em situação de rua.
*Nome alterado para preservar a identidade do entrevistado.