O plenário da Câmara Municipal de Governador Valadares sediará, na próxima quinta-feira, dia 26, uma audiência pública sobre o tema Fraternidade e Ecologia Integral, proposto pela Campanha da Fraternidade deste ano.
A audiência, solicitada pela vereadora Gilsa Santos ( PT ), contará com a presença de representantes de movimentos sociais, igreja, sociedade civil, poder público e população em geral. Será uma oportunidade para discutir e refletir sobre as políticas públicas voltadas ao cuidado com a água, as nascentes, os topos de morros, as encostas, a qualidade do solo, a produção agrícola e todos os aspectos que interferem diretamente no meio ambiente.
Segundo a vereadora, o pedido da audiência pública surgiu a partir de um chamado de agentes pastorais, especialmente das Pastorais Sociais, da Boa Nova e das CEBs, que estudaram com profundidade o tema da Campanha da Fraternidade 2025.
“Eles perceberam a urgência de denunciar os males que nós, enquanto sociedade, temos causado ao meio ambiente e, consequentemente, a nós mesmos”, explica.
Para Gilsa, a mudança de hábitos e de políticas públicas é fundamental neste momento, para evitar que as próximas gerações enfrentem condições de vida cada vez mais precárias, ou até mesmo a ausência de um futuro viável. “Por isso, essa audiência é tão importante. Ela é um espaço de escuta, denúncia, reflexão e também de construção coletiva de soluções”, afirma a vereadora.
A audiência pública será realizada na quinta-feira, 26 de junho, às 14h, no plenário da Câmara Municipal de Governador Valadares, com entrada aberta à comunidade.
Foto: Fábio Monteiro