Primeiro procedimento foi realizado no Hospital Bom Samaritano; paciente esperava na fila desde a suspensão do serviço
O primeiro procedimento foi feito na última segunda-feira ( 29/09 ), no Hospital Bom Samaritano, em um morador do bairro Altinópolis, de 47 anos, que aguardava na fila há três anos – o mesmo período em que o serviço estava suspenso no município.
A cirurgia foi um marco não apenas para o paciente Agnaldo Amâncio de Figueiredo, mas para todo o sistema público de saúde da cidade. Ele sofria com perda progressiva da visão por doenças na córnea e, antes do transplante, enxergava apenas vultos.
O procedimento durou cerca de 45 minutos e foi considerado um sucesso.
“Ele disse à irmã que agora vai voltar a enxergar. Esse é o sentimento que nos move: fazer o melhor pelo paciente, como jurei quando me formei”, afirmou o oftalmologista Maurício Dutra, responsável pela cirurgia.
O irmão do paciente contou que o primeiro passeio será até a igreja, para agradecer a Deus pela nova chance de ver. “Foi tudo feito com muito carinho e atenção. Só temos a agradecer a toda equipe médica”, disse Ivana Amâncio, irmã do paciente.
A expectativa agora é pela recuperação gradual da visão, à medida que os pontos forem sendo retirados nas revisões.
Para o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Cunha, a retomada do serviço representa um avanço importante para a cidade. “É um momento histórico para Valadares. Reforça a importância da doação de órgãos e o compromisso com uma saúde pública mais acessível e resolutiva”, destacou.
Converse com seus familiares. Ser doador pode mudar – ou salvar – vidas.