A XIV Conferência Municipal de Saúde de Governador Valadares foi realizada nesta terça-feira ( 15/04 ), no Teatro Atiaia.
O evento teve como objetivo ampliar o debate e garantir a participação popular na construção do SUS, com base nas demandas reais das comunidades.
Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”, a conferência foi promovida pelo Conselho Municipal de Saúde ( CMS ), com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde ( SMS ).
Participaram representantes do governo, trabalhadores da saúde, usuários do SUS, sindicatos, empresas e membros da sociedade civil, todos unidos para discutir e avaliar a situação do sistema de saúde no município.
O prefeito Coronel Sandro destacou a importância do encontro: “A conferência é fundamental para que possamos avançar. A saúde esteve por muito tempo em segundo plano, mas agora estamos focados em oferecer um serviço à altura do que Valadares merece”, afirmou.
Já o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Cunha, ressaltou o caráter estratégico da conferência: “É essencial reunir a família da saúde para debater ideias, apresentar dados e, com base neles, tomar decisões que impactem positivamente a população”, disse.
Vantuil de Oliveira, secretário-executivo do CMS, lembrou que o evento tem como objetivo traçar diretrizes para orientar a gestão municipal nos próximos anos.
Para o enfermeiro Micael Alves, o momento é de exercício do controle social: “É uma oportunidade para que usuários, trabalhadores e gestores decidam juntos as políticas públicas que precisam ser implementadas no município.”
A cirurgiã-dentista Adriana Fortunato também participou dos debates e espera resultados concretos: “Que boas propostas saiam daqui e possam ser colocadas em prática pela administração.”




