A Prefeitura de Governador Valadares intensificou nesta quinta-feira ( 10/04 ) a ação “Rua Não é Lar”, com abordagens sociais na região do Mercado Municipal e da Praça Aurita Machado. A iniciativa, que teve início na última terça-feira ( 08/04 ), mobiliza uma força-tarefa composta por assistentes sociais, médicos, enfermeiros, psicólogos, agentes de trânsito, fiscais de postura e servidores da limpeza urbana.
Coordenada diretamente pelo prefeito Coronel Sandro, a ação conta com o apoio do secretariado municipal e da Câmara de Dirigentes Lojistas ( CDL ), que também participou das atividades desta quinta.
O objetivo é oferecer acolhimento as pessoas em situação de rua, com encaminhamento voluntário ao Serviço de Acolhimento da cidade. Aqueles que possuem animais de estimação também recebem apoio de uma ONG parceira da Prefeitura, responsável pelos cuidados com os pets até a reintegração com seus donos.
No acolhimento, são ofertados abrigo para pernoite, alimentação, atendimento médico e odontológico. Casos de dependência química grave, com necessidade de internação compulsória, são encaminhados ao Ministério Público e ao Judiciário.
Durante as ações, objetos que obstruem vias públicas e violam o Código de Posturas são recolhidos e levados a um depósito da Secretaria de Obras, onde permanecem disponíveis para retirada pelos proprietários. O prefeito destacou que os locais desobstruídos continuarão sob fiscalização e manutenção constante.
A operação também permitirá ao município atualizar os dados sobre a população em situação de rua. Informações como identidade, cidade de origem — já que muitos são migrantes