A Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária ) abriu um processo após uma pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor mostrar que há presença de álcool em produtos de diversas marcas populares de pães de forma.
A Anvisa afirmou que tomou conhecimento sobre a pesquisa, divulgada na quinta-feira ( 11/07 ), e abriu uma investigação sobre o caso, a qual subsidiará possíveis medidas a serem adotadas, caso a agência entenda necessárias.
Segundo a pesquisa, se os pães de forma fossem bebidas, os produtos de cinco marcas seriam considerados alcoólicos, ou seja, com teor de álcool superior a 0,5%: Visconti ( teor alcoólico de 3,37% ), Bauducco ( 1,17% ), Wickbold 5 Zeros ( 0,89% ), Wickbold Sem Glúten ( 0,66% ), Wick Leve ( 0,52% ), e Panco ( 0,51% ).
O levantamento ainda apontou que algumas marcas não passariam no teste do bafômetro, pois duas fatias do pão de forma da marca Visconti teriam o equivalente a 1,69 g de álcool; da Bauducco, 0,59 g; e da Wickbold 5 Zeros, 0,45 g.
O que explica a presença de álcool em pães de forma?
O álcool é um subproduto da fermentação, um processo natural necessário para que o pão adquira volume e textura.
Normalmente, espera-se que a maior parte do álcool evapore durante o cozimento, mas parece que isso não está ocorrendo de maneira eficaz.
A Pandurata Alimentos, responsável pelas marcas Bauducco e Visconti, assegura que segue rígidos padrões de segurança e todas as regulamentações aplicáveis à produção alimentícia.
A Panco declara que seus processos não empregam etanol intencionalmente, sendo o álcool detectado um resíduo natural da fermentação, dentro dos limites legais.
Receba a notícia primeiro.
Siga-nos: @vemvegv