O Ministério Público Eleitoral ingressou com uma ação na Justiça pedindo a cassação dos registros de candidatura e dos diplomas do prefeito de Mendes Pimentel, Paulo Antônio de Souza ( PDT ), e do vice-prefeito Liel Feliciano ( MDB ).
O órgão também solicita que ambos sejam declarados inelegíveis por oito anos por abuso de poder político e econômico.
De acordo com a denúncia, Paulo e Liel teriam utilizado a estrutura da administração municipal em benefício próprio durante a campanha eleitoral de 2024.
As investigações apontam o uso indevido de recursos públicos, como imóveis da Prefeitura, além da produção de material publicitário com auxílio de servidores municipais.
Entre as práticas citadas pelo MP Eleitoral estão a promoção de eventos festivos com verba pública, a distribuição de títulos de propriedade e de benefícios sociais com fins eleitoreiros, além de propaganda institucional disfarçada nas redes sociais para autopromoção dos então candidatos à reeleição.
A VEMVEGV entrou em contato com o prefeito de Mendes Pimentel, Dr. Paulo, que se pronunciou sobre a ação judicial movida contra sua gestão, que pede a cassação de seu mandato.
Segundo o chefe do Executivo municipal, a ação alega que eventos tradicionais da cidade, teriam sido realizados com fins eleitoreiros.
Dr. Paulo nega as acusações e afirma que tais festividades fazem parte do calendário cultural da cidade, sendo promovidas por diversas gestões anteriores.
“Recebemos essa notícia com tranquilidade. Após a conclusão do processo, toda a verdade aparecerá”, declarou o prefeito.
Além dos eventos, o processo também questiona uma regularização fundiária promovida pela Prefeitura.
No entanto, o prefeito defende que a iniciativa atendeu a todos os proprietários beneficiados, independentemente de posicionamento político ou partidário.
O prefeito garante que todas as ações da administração seguiram os trâmites legais e respeitaram a legislação eleitoral. “A legalidade foi cumprida. Nossa defesa já está nos autos do processo e será apresentada com base na verdade e no compromisso que temos com o povo”, afirmou.