Faltando poucas horas para o início das votações dessas eleições e o que se vê pelo país são resultados de pesquisas pouco confiáveis.
Um dos casos contraditórios é o da cidade de São Paulo. Lá, as pesquisas de intenção de voto apresentam resultados absurdamente confusos.
A capital, sendo um reflexo de tendências nacionais, vive a angústia de um eleitorado diante da enxurrada de números e variações estatísticas das pesquisas.
Institutos como Atlas Intel, Paraná Pesquisas, Quaest, e outros, mostram resultados diferentes para candidatos como Boulos, Nunes e Marçal, criando enormes incertezas.
Há suspeitas de manipulação de dados por alguns institutos, prejudicando a credibilidade das pesquisas, que já são vulneráveis a falhas e influências externas.
Por consequência, é cada vez mais comum o resultado nas urnas serem completamente diferentes daqueles apresentados pelos institutos.
Por isso, especialistas em dados reiteram que há bastante desinformação disfarçada de ciência e recomendam que o eleitor não deve se deixar influenciar por pesquisas.